Lançamento do projeto Câmara Jovem aconteceu na última terça-feira (24)

A Câmara Jovem realizou seu primeiro encontro, nesta terça-feira, e reuniu cerca de 25 alunos no plenário da CMI, dando início às atividades propostas para o projeto.

O Diretor da Escola do Legislativo, Paulinho Fernandes, desejou boas-vindas aos participantes com um discurso de abertura e, em seguida, Luiz Gonzaga, Técnico do Legislativo, fez uma breve leitura da cartilha e esclareceu todas as dúvidas dos alunos.

Finalizando o encontro, os organizadores estipularam prazos para entrega dos projetos e decidiram que, durante a primeira fase da Câmara Jovem, haverá uma reunião semanalmente, todas as terças, às 18h, para acompanhar o andamento dos participantes.

Conheça mais sobre essa iniciativa:

O Projeto Câmara Jovem é uma iniciativa da Mesa Diretora (Biênio 2021-2022) e tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, a vivência do processo político e democrático por meio de simulações da atividade parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato.

Durante o programa, os estudantes selecionados participarão da criação de projetos de lei pertinentes aos temas debatidos nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Itajubá. O trabalho dos mesmos consiste na discussão e votação desses projetos de lei que, ao final, serão apresentados aos poderes constituídos do município, legislativo e executivo, como propostas para se tornarem leis municipais.

Poderão integrar o projeto alunos devidamente matriculados no 1º e 2º anos do ensino médio das escolas da rede pública e particular sediadas no município, que serão denominadas “Escolas Parceiras”. O número total de membros será equivalente ao de vereadores que compõem o parlamento municipal e a seleção será feita por meio de um concurso de projetos de lei.

Além disso, os participantes deverão elaborar, como representante do Partido Temático escolhido, um PL nos moldes do padrão formal previstos no Manual de Orientação da Câmara Jovem, para dar seguimento na sua participação.

Confira as fotos no álbum do Facebook da Câmara de Itajubá. Clique aqui.

Desenvolvimento e Apoio -

logo-focatech