19 de novembro Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira do Brasil é comemorado no dia 19 de novembro e simboliza o fim do Império e o início da República no país, quando o atual desenho da bandeira brasileira foi aprovado. Por isso, a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889.

A bandeira nacional é considerada um dos quatro símbolos nacionais – manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país – os outros são: o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo nacional.

A história do Dia da Bandeira do Brasil

No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.

A nova bandeira, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A Faixa branca, onde se lê “Ordem e Progresso”, e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.

No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação, como prevê a Lei n. 8.421, de 11.05.1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.

“Que a Ordem e o Progresso estampados na nossa bandeira sejam lema para os representantes do povo! Feliz dia da bandeira!”

Notícias Recentes

Desenvolvimento e Apoio -

logo-focatech
Skip to content