Fale Conosco

Câmara Municipal e Escola do Legislativo participam de plenária estadual do Parlamento Jovem de Minas 2025

 

Entre os dias 17 e 19 de setembro, ocorreu a plenária final do Parlamento Jovem de Minas, edição 2025. Com a participação de cerca de 150 jovens de 149 municípios, o evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tendo como objetivo a aprovação do documento com doze propostas relacionadas ao tema “Juventude e Direitos Culturais”.

Durante a plenária estadual, jovens de diferentes regiões do estado participaram de debates, programação cultural e discutiram suas propostas aprovadas nas plenárias regionais, que aconteceram em agosto. Representando Itajubá, a estudante Lívia Ramos destacou que “o contato com outros jovens de regiões diferentes de Minas Gerais foi uma experiência muito boa porque reflete a diversidade do nosso estado”. A estudante ainda completou: “é muito gratificante estar com tantos jovens para que nós possamos ter o nosso lugar na política”.

As propostas debatidas foram organizadas em três subtemas: “A juventude e a cultura como direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”. O documento final com as proposituras aprovadas enfatiza a valorização das identidades e patrimônios, o mapeamento de eventos e a implementação de centros comunitários de cultura. Entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, as sugestões são agrupadas na forma de propostas de ações legislativa (PLEs).

Ao final desta edição, os participantes também elegeram o tema de 2026, que será “Inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e com neurodivergência”. A relevância dessa temática foi ressaltada por Adriana Portela, tradutora e intérprete de Libras da Câmara Municipal, que representou a Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo e o Polo Sul II, coordenado por Itajubá, na plenária estadual.

 

O Parlamento Jovem de Minas

Iniciativa criada pela PUC Minas e pela ALMG, em parceria com as câmaras municipais, o projeto busca formar novas lideranças políticas e cidadãos conscientes. Da 21ª edição, realizada este ano, participaram 156 municípios, organizados em 19 polos regionais. O Polo Sul II é formado pelas seguintes cidades: Baependi, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cordislândia, Cristina, Cruzília, Itajubá, Itanhandu, Maria da Fé, Marmelópolis, Minduri, Olímpio Noronha, Pedralva, Turvolândia e Wenceslau Braz.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da ALMG.

 

Pular para o conteúdo