Itajubense, nascido em 29 de maio de 1932, Dr. Jansen Pinto Nogueira graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM – Pouso Alegre – MG), em 1966, compondo a 1ª Turma de formandos da FDSM.
Mesmo antes de se formar, foi nomeado escrivão do Crime e Execuções Fiscais, em 1963. Fez parte do grupo fundador do partido político Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Itajubá.
Foi Vereador na gestão do então Prefeito Tigre Maia, em 1967 e como vereador, participou do “Congresso Internacional de Vereadores”, no Chile, onde foi distinguido pela sua brilhante atuação.
Em 1969 foi Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itajubá.
Foi sócio do Yuracan Futebol Clube e Presidente da Liga Itajubense de Desportos.
Foi Procurador Jurídico do Município na gestão do então prefeito Pedro Mendes dos Santos, nos anos de 1982 e 1983. Exerceu a advocacia por mais de 50 anos. Trabalhou em todas as áreas do Direito, com ênfase para o Direito Penal, neste destacando-se por sua atuação nos Tribunais do Júri de Itajubá e região.
Ao longo de sua carreira auxiliou a todos que o buscavam. Advogou para grandes empresas, entre elas a Helibras, e na defesa dos efetivos da Polícia Militar e Civil da Comarca de Itajubá, gozando da amizade e respeito de todos.
Seu notável desempenho na advocacia, foi, é, e será exemplo a ser seguido por muitos advogados.
Dotado de personalidade marcante e carismática, desenvolveu laços de amizade com todos que o cercavam, inclusive com grandes personalidades e autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais.
Dr Jansen foi casado com a Dra. Márcia Elizabeth Corrêa Nogueira, com quem teve os filhos Jansen Francisco Corrêa Nogueira e Herika Corrêa Nogueira.
Faleceu em 13 de junho de 2022, alguns dias após completar 90 anos de vida.