Joel Carlos de Almeida nasceu em Cambuí (MG) em 13/07/1966. Durante 20 anos participou com membro ativo na Comunidade Católica Theotokos em Itajubá.
Foi vereador em três mandatos consecutivos na cidade de Itajubá. Sua trajetória legislativa teve início em 2009, quando foi eleito pela primeira vez com uma expressiva votação de 1.942 votos. Seu trabalho e dedicação à comunidade resultaram em uma reeleição em 2013, com 2.160 votos, e posteriormente, em 2017, com 666 votos. Exerceu posição de destaque ao se tornar o segundo vereador mais votado na história das eleições em Itajubá em dois de seus mandatos.
Joel Carlos de Almeida foi Presidente da Câmara Municipal de Itajubá no biênio 2017/2018, momento em que o Legislativo aumentou de 10 para 17 o número de vereadores. Joel foi um dos que subscreveram o projeto para aumentar o número de parlamentares, e em seu primeiro ano de gestão, o Legislativo itajubense gastou menos que no ano de 2016, quando o Legislativo ainda era composto por 10 vereadores. Também foi o autor da proposta para reduzir o número de vereadores de 17 para 11.
Ainda sob sua gestão, a Câmara Municipal passou por importantes transformações que buscaram trazer mais eficiência e economia para o Legislativo. Um exemplo dessas mudanças foi a consolidação do projeto Câmara Itinerante, que levava as reuniões ordinárias do Legislativo para diferentes bairros da cidade, aproximando os vereadores da população e garantindo uma maior participação popular nas decisões políticas.
Outra medida implantada por Joel Carlos de Almeida foi a alteração do horário de funcionamento da Câmara Municipal, que passou a ser das 12h às 18h. Essa decisão gerou mais eficiência e economia nos gastos públicos.
Além de sua atuação destacada na Câmara Municipal, Joel Carlos de Almeida também teve uma breve passagem como Prefeito interino de Itajubá. Durante a ausência justificada do então prefeito Rodrigo Riera, Joel assumiu temporariamente o cargo.
Ao longo de sua carreira política, Joel Carlos de Almeida se empenhou em desenvolver projetos e medidas que beneficiassem diretamente a comunidade. Sua interlocução junto a parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e representantes do Governo do Estado possibilitou a vinda de recursos para entidades e instituições municipais, resultando em melhorias para a população de Itajubá.