Entendendo a importância da valorização da arte e cultura, a Câmara Municipal de Itajubá retomou o Projeto Câmara Coral. O reinício das atividades aconteceu no dia 29 de agosto, com ensaios sendo realizados no saguão do prédio do Poder Legislativo.
O retorno do Câmara Coral foi uma exigência da Presidência e da Mesa Diretora da Câmara Municipal, a fim de que seja cumprido o que determina a Resolução nº 1.008/2018, que instituiu o projeto. Sua operacionalização está a cargo da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo.
Para esta nova fase, o Câmara Coral está sob nova regência do maestro Paulinho Fernandes, recontratado por meio de licitação pública e que volta ao comando do coro após alguns anos. Integrantes experientes e novos membros compõem quadro de cantores do Câmara Coral, que está aberto a todas as pessoas. Essa mescla entre experientes e novatos é que caracteriza a heterogeneidade do projeto, que busca justamente atrair novos membros, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com canto coral, a fim de despertar a comunidade itajubense para a cultura musical.
O maestro – que nasceu num berço de artistas e carrega no sangue e no sobrenome a arte musical – ressalta a importância de se inserir a cultura dentro da Câmara Municipal, o que aproxima também as pessoas do legislativo. “Coralistas perguntavam se poderiam assistir as reuniões ordinárias da Câmara no plenário. Ou seja, o Câmara Coral também tem essa característica, de aproximar as pessoas do que acontece aqui dentro do Legislativo. É uma junção da cultura com a cidadania”, descreve Paulinho.
Os ensaios do Câmara Coral acontecem todas as terças-feiras, a partir das 19h, no saguão da Câmara Municipal de Itajubá (Praça Amélia Braga, 45, Centro). Para participar, basta vir aos ensaios e preencher gratuitamente o formulário de inscrição. “O que a gente mais precisa é de boa vontade, a voz fica em segundo plano. Se você que tem curiosidade não perca tempo: venha, assista ao ensaio e participe do Câmara Coral”, reforça o maestro Paulinho Fernandes.
câmaracoral #cantocoral #música #cultura #arte #cidadania #integração #Itajubá #câmaramunicipaldeitajubá #poderlegislativo #suldeminas