A Câmara Municipal de Itajubá realizou, na noite desta segunda-feira (31), a 9ª Sessão Ordinária de 2025. A sessão foi marcada pela apresentação de projetos de lei, requerimentos, indicações e pela participação da população na tribuna popular. A única ausência foi da vereadora Andressa do Coletivo (PT) por questões de saúde.
Tribuna Popular e demandas da população
Dois cidadãos itajubenses utilizaram a tribuna popular para apresentar suas demandas. Charles Dixon Siqueira apresentou sugestões de melhorias protocoladas na Prefeitura Municipal de Itajubá. Já Vagno Luiz Machado falou sobre a participação dos vereadores nas audiências públicas da Lei de Orçamento Anual (LOA) e demandas cotidianas registradas no canal “Fala Cidadão” da prefeitura.
Projetos de Lei em tramitação
Quatro projetos de lei foram apresentados e agora tramitam nas comissões permanentes da Câmara:
Vereadora Andressa do Coletivo (PT): Projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados da administração pública municipal para negros.
Vereador Silvio Vieira (PDT): Projeto que declara o “Clube de Desbravadores Coroados da Mantiqueira” como de Utilidade Pública Municipal.
Vereador Samer Carvalho (Mobiliza): Projeto que institui cota mínima de participação de comerciantes e empreendedores locais do setor de alimentação em eventos promovidos pela Prefeitura.
Prefeito Rodrigo Riera (PSD): Projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal.
Requerimentos e Indicações
Além dos projetos de lei, os vereadores também apresentaram 41 indicações de obras e serviços públicos à Prefeitura. Três requerimentos, de autoria do vereador Rafael Rodrigues, foram aprovados por unanimidade. Os requerimentos buscam informações sobre os terrenos públicos de posse da Prefeitura, equipamentos públicos do município e sobre as associações de bairro existentes no município.
Ao final, fizeram seus pronunciamentos no Grande Expediente os vereadores Vera Mouallem (PP), Rafael Gonçalves (Republicanos), Luciano da Farmácia (PL) e Silvio Vieira (PDT).
#Itajubá #CâmaraMunicipal #ParticipaçãoPopular #Democracia #Desenvolvimento