Fale Conosco

Câmara realiza sessão solene de diplomação e posse dos vereadores e vereadoras jovens de Itajubá

 

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, ocorreu a solenidade de diplomação e posse dos vereadores e vereadoras jovens de Itajubá. Instituído pela Resolução nº 1.023, de 14 de junho de 2021, o “Projeto Câmara Jovem” é organizado pela Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo em parceria com escolas da rede pública e da rede particular do município.

O projeto se direciona a alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio e tem como objetivo propiciar aos estudantes a vivência parlamentar. As atividades da Câmara Jovem incluem diplomação, posse, exercício e mandato, incentivando o exercício político e democrático.

Durante o mandato, os jovens vivenciam a rotina legislativa de projetos, leis, resoluções e atividades gerais da Câmara Municipal de Itajubá, refletindo sobre problemas do município e do estado. Para a participação na Câmara Jovem, cada vereador mirim elaborou um projeto de lei, conforme apresentado na sequência:

Projeto de Lei Jovem nº 1 – Vereadora Jovem Noemi Martins de Castro Gomes (E. E. Barão do Rio Branco): dispõe sobre a criação do Programa “Itajubá Recicla Mais”, por meio da Plataforma Digital de Coleta Seletiva Conectada, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 2 – Vereador Jovem Pedro Werdine Pereira (Colégio XIX de Março): dispõe sobre a criação de laboratórios e oficinas de produção musical física e digital nas escolas públicas de ensino fundamental.

– Projeto de Lei Jovem nº 3 – Vereador Jovem João Gabriel Sales (E. E. Barão do Rio Branco): dispõe sobre a criação dos Centros de Distribuição e Ajuda Social no Município de Itajubá e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 4 – Vereador Jovem Samuel Maciente Carneiro (E. E. João XXIII): institui o Programa Municipal de Apoio ao Acesso e Permanência de Estudantes de Escolas Públicas no Ensino Superior, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 5 – Vereador Jovem Hygor Silva Oliveira (E. E. João XXIII): dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Apoio à Participação de Estudantes em Olimpíadas Educacionais e Científicas, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 6 – Vereadora Jovem Ana Luísa de Faria (E. E. Barão do Rio Branco): dispõe sobre a criação do Programa de Valorização da Identidade Brasileira nas instituições de ensino e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 7 – Vereador Jovem Juliano Rodrigo Consoli (E. E. Barão do Rio Branco): dispõe sobre a criação do Programa Educacional Sapucaí de Itajubá – PESI, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 8 – Vereadora Jovem Fernanda Vizotto Costa (Colégio Empreender): dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Melhoria das Festividades de Itajubá e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 9 – Vereador Jovem Gabriel Sigoli Bernardi (Colégio XIX de Março): institui o Programa Municipal “Nossa Itajubá”, destinado à revitalização urbana, ao embelezamento e à promoção da acessibilidade, com incentivo à participação comunitária e empresarial, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 10 – Vereador Jovem Lucas Henrique França Mota (Colégio XIX de Março): institui a Política Municipal de Fomento às Artes e à Cultura de Itajubá, estabelece medidas de apoio, valorização e difusão da produção, e dá outras providências.

– Projeto de Lei Jovem nº 11 – Vereadora Jovem Maria Eduarda Gonçalves (Colégio Anglo): dispõe sobre a instituição da Política Municipal “Zero Mudança Climática” no âmbito do Município de Itajubá e dá outras providências.

 

A primeira reunião ordinária da edição 2025 da Câmara Jovem será realizada no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Itajubá.  Para mais informações sobre o projeto, acesse a resolução completa: https://www.legislacaodigital.com.br/Itajuba-MG/Resolucoes/1023.

 

Pular para o conteúdo