Notável médico da cidade, Dr Gaspar Lisboa participou ativamente do desenvolvimento social e político de Itajubá. Herdou de Xavier Lisboa, seu venerado pai, o espírito apostolar da filantropia. Por seu atendimento atencioso e bondoso para com os mais simples, e muitas vezes sem remuneração, foi lhe alcunhado por alguns itajubenses como “pai dos pobres”.
Foi farmacêutico – na época a profissão tinha também a atividade clínica -, veterinário, e chegou a cursar o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (atual Unifei) até o 2º ano. Atual como professor e secretário da Escola da Farmácia e Odontologia de Itajubá, que existiu de 1925 a 1930, e também lecionou na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem “Wenceslau Braz”.
Prestou seus bons serviços ao legislativo municipal, como vereador no quadriênio 1947-1950, tendo sido, nesse período, por dois anos, o presidente da Câmara. Atual também, ao lado de Luiz Goulart, como vice-prefeito no quadriênio 1955-1958. Com a renúncia do prefeito Luiz Goulart, deveria assumir a Prefeitura, mas recusou a fazê-lo.
Fontes:
<https://www.oguiadeitajuba.com.br/Personalidades/Pers_G/Gaspar-Lisboa.php>, acessado em 29/05/2023 às 12:30.
-GUIMARÃES, Armelim. História de Itajubá. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1987.