Dra. Marcia Elizabeth G. C. Nogueira

Márcia Elizabeth Gonçalves Corrêa Nogueira nasceu em 06 de setembro de 1942, na cidade de Maria da Fé, em Minas Gerais. Filha de João Corrêa Pinto e Ana Gonçalves Corrêa. Foi casada com o advogado Dr. Jansen Pinto Nogueira, ex-Presidente da Câmara Municipal de Itajubá e militante Comarca do Município. Márcia tem dois filhos e três netos.

Márcia Elizabeth estudou nas cidades de Maria da Fé, Itajubá e Brasópolis, onde concluiu seu magistério. Em 1970, ela se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre.

Iniciou sua carreira política como vereadora em Itajubá, sendo eleita por dois mandatos, de 1977 a 1982 e de 1983 a 1988. Fato marcante para a história da cidade, Dra. Márcia Elizabeth foi a primeira e única mulher eleita Presidente da Câmara Municipal de Itajubá, ocupando o cargo em 1978. Atuou também como 1ª Secretária nos dois mandatos como vereadora.

Além de sua carreira política, Dra. Márcia também se dedicou a outras atividades. Ela foi a primeira Defensora Pública em Itajubá, tendo ocupado esse cargo de 1978 a 1994. Durante sua atuação como Presidente da Câmara, foi uma das responsáveis por conseguir a criação do Escritório da Defensoria Pública em Itajubá.

Ela também foi membro da Comissão Especial para a criação da APAE em Itajubá, sendo sua primeira Secretária em 1969. Dra. Márcia fez parte da Comissão de Construção do Lar do Providência e foi a primeira Presidente da Associação dos Anjos Voluntários do Hospital Escola de Itajubá.

Em sua carreira jurídica, Dra. Márcia foi empossada como Procuradora Jurídica do Município de Itajubá em 1999, na administração do prefeito José Francisco Marques Ribeiro. Ela também foi reconhecida como uma das dez melhores vereadoras do Estado de Minas Gerais em 1978 e recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo de sua trajetória.

Atualmente, Dra. Márcia faz parte do Conselho Deliberativo da APAE e continua seu trabalho como advogada militante, além de participar de trabalhos voluntários em entidades assistenciais, civis e religiosas, quando solicitada. Em reconhecimento aos seus serviços prestados ao Poder Judiciário, ela recebeu a medalha “Desembargador Hélio Costa” do poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. E em reconhecimento ao se trabalho realizado tanto na área jurídica como política, Dra. Márcia Elizabeth foi condecorada em 2014 com a Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.