Pular para o conteúdo

Fale Conosco

Itajubá participa do lançamento da 21ª edição do PJ Minas em Belo Horizonte

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou na última sexta-feira (21/03) a 21ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), focando em “Juventude e Direitos Culturais”. O programa, que visa formar politicamente estudantes do ensino médio, é realizado pela ALMG, com apoio da PUC Minas e parceria com câmaras municipais, incluindo a de Itajubá. Nesta edição, 157 municípios participam, 30 deles pela primeira vez.

A solenidade contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), e representantes de Itajubá, como o presidente da Câmara, vereador Silvio Vieira (PDT), o diretor de Integração Legislativa e Cidadania, Luiz Gonzaga Costa e a Diretora Legislativa Tássia Milene Cruz.

O presidente da Câmara de Itajubá destacou a importância da iniciativa. “A participação dos jovens na política é fundamental para o futuro de nossa sociedade. Eles trazem novas ideias e energias que podem transformar nossa realidade”.

Coordenadores regionais receberam formação na Escola do Legislativo, promovendo a troca de experiências e orientações. Luiz Gonzaga Costa, que coordena o polo Sul II, que inclui Itajubá e outros municípios, encontrou grande receptividade nas visitas realizadas a escolas, destacando o interesse dos alunos por questões culturais. “A recepção dos alunos foi maravilhosa, são muito participativos e demonstraram muito interesse pelo tema. Neste primeiro momento, observamos que sentem uma carência de programas destinados aos direitos culturais”, afirma o coordenador.

Luiz Gonzaga estreia na coordenação com um duplo desafio, ao assumir a responsabilidade da gestão na cidade de Itajubá e de coordenador-regional do polo Sul II, composto também pelos municípios de Baependi, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cordislândia, Cristina, Cruzília, Itanhandu, Maria da Fé, Marmelópolis, Minduri, Olímpio Noronha, Pedralva, Turvolândia e Wenceslau Braz.

Em Itajubá, já foram realizadas atividades de mobilização, como visitas a escolas públicas e privadas, e o lançamento do PJ Minas.