Fale Conosco

Itajubá recebe Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas

 

No dia 7 de agosto, ocorreu em Itajubá a Plenária Regional do Polo Sul II do Parlamento Jovem de Minas Gerais. Reunindo 150 jovens de 15 municípios, o evento foi realizado no Teatro Municipal Christiane Riera e teve como tema vigente para o ano de 2025 “Juventude e Direitos Culturais”. Na plenária foram debatidas e votadas propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, que acontecerá em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Durante a plenária regional, composta por alunos do Ensino Médio das cidades que integram o polo, os estudantes se organizaram em três grupos de trabalho para refletir sobre as propostas aprovadas em suas plenárias municipais. Neste ano, os subtemas discutidos foram: “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”.

Na cerimônia de abertura, Luiz Gonzaga Costa, diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itajubá e coordenador do Polo Sul II, destacou a importância do programa Parlamento Jovem de Minas para a inserção política da juventude. “Os estudantes mergulharam nos debates com seriedade, entusiasmo e espírito de cooperação, demonstrando o quanto a juventude tem a contribuir com a construção de políticas públicas e com o fortalecimento da democracia”, destacou. Também presente na solenidade, o prefeito Rodrigo Riera reforçou o papel do projeto para a formação da consciência política dos jovens.

Dentre os subtemas debatidos, os jovens elegeram sete propostas que serão encaminhadas à plenária estadual. Além disso, escolheram para 2026, como tema que representará o polo e também será votado na plenária da ALMG, “A literatura brasileira como instrumento de combate à desigualdade social dos jovens”.

 

O Parlamento Jovem de Minas

Iniciativa criada pela PUC Minas e pela ALMG, em parceria com as câmaras municipais, o projeto busca formar novas lideranças políticas e cidadãos conscientes. Da edição de 2025 participam 156 municípios, organizados em 19 polos regionais. O Polo Sul II é formado pelas seguintes cidades: Baependi, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cordislândia, Cristina, Cruzília, Itajubá, Itanhandu, Maria da Fé, Marmelópolis, Minduri, Olímpio Noronha, Pedralva, Turvolândia e Wenceslau Braz.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da ALMG.

 

Pular para o conteúdo