José Décio Martins nasceu em 26 de março de 1956 na cidade de Maria da Fé, filho de Pedro Carlos Martins e Maria Imaculada Martins. Infelizmente, ele perdeu o pai aos oito anos de idade, o que levou sua família a se mudar para Itajubá, especificamente para o bairro Santo Antônio.
Ele cursou seus estudos na Escola Estadual Wenceslau Neto, atualmente chamada de Escola Municipal Wenceslau Neto, onde concluiu o Ensino Fundamental. Já o Ensino Médio foi concluído no Colégio de Itajubá.
Após finalizar seus estudos, Décio se formou como Técnico em Enfermagem no Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Desde jovem, ele precisou trabalhar para ajudar sua mãe, sendo o irmão mais velho de seis. Dessa forma, ele trabalhou em diversos locais, como o Grande Hotel, Standard Electric e na Associação de Integração Social de Itajubá – Hospital Escola. Foi quando começou a trabalhar como antiquário que ele começou a ser reconhecido na cidade. Era um estudioso das coisas antigas, entre elas os casarões centenários, principalmente os públicos, que os admirava e fazia questão de cobrar a sua preservação.
Mesmo não sendo político, José Décio conseguiu realizar conquistas significativas para a comunidade, incluindo a pavimentação de ruas e a construção da escadaria que dá acesso ao bairro Santo Antônio.
Ele teve uma participação essencial na construção da Igreja de Santo Antônio assim que se mudou para o bairro. Além disso, durante anos, ele também participou ativamente do carnaval nos bairros Avenida e Santo Antônio.
Querido por todos, Décio entrou para a vida pública na década de 1990, e nas eleições de 1992 foi eleito vereador, sendo o mais votado. Assumiu então a Presidência da Câmara Municipal de Itajubá no biênio 1993/1994. Foi reeleito em 1996 e novamente assumiu a Presidência da Câmara no biênio 1997/1998. Foi considerado um dos mais brilhantes presidentes da Câmara, buscando sempre a valorização do Poder Legislativo.
Em maio de 1998, enquanto o prefeito José Francisco Marques Ribeiro viajava para Portugal, José Décio assumiu interinamente a Prefeitura Municipal de Itajubá por 10 dias.
Como político, seu maior desejo era construir uma escola e uma quadra de esportes para o bairro Santo Antônio. Durante seu segundo mandato como vereador, ele conseguiu concretizar a construção da escola. Infelizmente, seu outro sonho não foi realizado, que era a construção da quadra de esportes.
José Décio Martins faleceu em 5 de maio de 2001 em Belo Horizonte (MG), vítima de um choque séptico causado por uma pneumonia.
Para homenagear sua contribuição à comunidade de Itajubá, a Câmara Municipal aprovou o Decreto Legislativo nº 198, de 2 de junho de 2007, denominando a sede do legislativo municipal como “Palácio Vereador José Décio Martins”. Uma justa homenagem, perpetuando o nome de um cidadão que soube valorizar o Poder Público com suas ações políticas voltadas para o compromisso com o povo e com a História.