Notável progressista, nasceu em Lambari-MG, vindo para Itajubá em 1930 com menos de 5 anos de idade. Aqui viveu a maior parte da infância e todo o resto de sua vida, razão de considerar Itajubá seu berço natal.
Filho do construtor Joaquim José Gonçalves e de D. Maria Joana Gonçalves. Fez todos os preparatórios primários no então Grupo Escolar (hoje Escola Estadual) Cel. Carneiro Júnior. De 14 a 23 anos trabalhou com seu pai em construção civil, adquirindo grande experiência nesse trabalho.
Foi funcionário da Escola Estadual de Agricultura entre 1949 e 1952. Entre 1952 e 1953, trabalhou com o Dr. Pedro Mendes dos Santos, seu cunhado, em obras de Engenharia, em construções em Santa Rita do Sapucaí, onde o Cel. Francisco Moreira pretendia implantar uma escola elementar de Agricultura.
A partir de 1954 passou a trabalhar na OSME (Organização Sul-Mineira de Engenharia Ltda), onde ficou até 1961, admitindo-se à Unifei (então EFEI), insitituição que pertenceu até 1985, ano de sua aposentadoria. José Gonçalves foi Vereador no sexênio 1977-1982 e, por ter sido eleito com maior número de votos, foi o presidente da Câmara em 1977.
Sob sua responsabilidade e administração muitas obras foram construídas em Itajubá, entre as quais a Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, a Escola Estadual Major João Pereira, a Capela da Santa Casa de Misericórdia, alguns prédios na EFEI e várias residências e outros edifícios.
Cristão convicto e caridoso, foi presidente do Conselho Particular Vicentino no período de 1972 a 1975. Muito colaborou com o então Prefeito Ambrósio Pinto em algumas obras assistenciais, como na Fundação do Albergue do bairro de Anhumas, abrigo este pertencente à SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo). Por conta de sua personalidade, José Gonçalves foi também fundador de grandes instituições sociais e de caridade também no bairro urbano do Cruzeiro, entre as quais a Creche Irmã Maria Auxiliadora, o Clube das Mães (que, com a presença do fundador, das Irmãs da Providência e do Prefeito, teve, em março de 1987, mais um salão inaugurado, que recebeu o nome de “São José”), e o Postinho de atendimento médico, a que José Gonçalves deu o nome de Dr. Manuel Cintra Barbosa Lima.
Além de sua dedicação social, José Gonçalves ingressou na vida política, integrando o Poder Legislativo a partir de 1977, sendo eleito vereador para o sexênio 1977-1982. Foi, nesse sexênio, presidente da Câmara Municipal de Itajubá durante o ano de 1977.
Fontes:
<https://www.oguiadeitajuba.com.br/Personalidades/Pers_J/Jose-Goncalves.php>, acessado em 29/05/2023, às 14:15.
– GUIMARÃES, Armelim. História de Itajubá. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1987.