Fale Conosco

Nota de Pesar

A Câmara Municipal de Itajubá manifesta profundo pesar pelo falecimento do Engenheiro, Professor e Ex-Reitor da Unifei, Fredmarck Gonçalves Leão, ocorrido nesta segunda-feira, 8 de janeiro. O velório está sendo realizado no Auditório Antônio Rodrigues d’ Oliveira – AARO (prédio central da UNIFEI). O sepultamento está previsto para às 16h30, no Cemitério Paroquial.
 
Fredmarck Gonçalves Leão nasceu em Lorena (SP). Graduou-se Engenheiro Eletricista em 1957, pelo então Instituto Eletrotécnico de Itajubá – IEI, atual UNIFEI. Foi um dos responsáveis pela criação do INATEL em Santa Rita do Sapucaí, atuando como professor e diretor.
 
Ocupou o cargo de Diretor Geral da EFEI em diferentes períodos, entre 1970 e 1994. Além disso, foi um dos professores fundadores da Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá, vinculado à FEPI.
 
Atuou como Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE) e Presidente do Conselho de Diretores das Instituições de Ensino Superior Federais Especializadas (CODESFE), em Brasília. Também foi nomeado pelo Ministério da Educação como Inspetor Federal da Faculdade de Medicina de Itajubá e Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (FACESM), em Itajubá, além de ter sido membro do Conselho Curador do atual Centro Universitário Federal, denominado EFOA, e da Universidade Federal de Lavras.
 
Atuou como Presidente da Fundação Theodomiro Santiago em diversos mandatos. Exerceu a presidência da Associação de Integração Social de Itajubá, mantenedora da Faculdade de Medicina de Itajubá e do Hospital das Clínicas de Itajubá.
 
Foi membro atuante do Rotary Clube Itajubá, da Academia Itajubense de Letras e da Academia Itajubense de História, dedicando-se intensamente ao desenvolvimento educacional e cultural da cidade de Itajubá e região.
 
A Câmara Municipal de Itajubá se solidariza à dor dos familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica Itajubense pelo falecimento do Prof. Fredmarck Leão, reconhecendo-o como um dos mais importantes vultos da Universidade Federal de Itajubá e do Ensino Superior em nosso Estado. Um homem que marcou a história de Itajubá, cujo legado jamais será extinto.
Pular para o conteúdo