Fale Conosco

Paulo Carneiro Santiago

Pertencente a uma importante família de Itajubá, Paulo Carneiro Santiago era filho de Thiago Carneiro Santiago, conhecido como bondoso Tabelião dos velhos tempos, e de D. Anita Pinto Santiago. Sobrinho do venerado Theodomiro Carneiro Santiago, herdou um importante legado social para exercer em Itajubá.

Paulo Carneiro Santiago fez o curso primário no Colégio Nossa Senhora da Glória, mantido pela consagrada mestra D. Isaura Santos, e o secundário no Ginásio de Itajubá dirigido pelo Dr. José Antônio Dias Neto. Ingressou, posteriormente, no então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (Unifei), mas desistiu do curso superior para se dedicar a atividades comerciais, estabelecendo-se com grande loja de ferragens, material elétrico e peças de automóveis na praça Adolfo Olinto.

Também foi membro da Diretoria da Guarda Noturna de Itajubá, em 1949, logo após a fundação da Associação Comercial e Industrial de Itajubá.

Dedicando-se à política municipal, foi vereador nos quadriênios 1947-1950, 1951-1954 e 1955-1958, e tornou-se presidente da Câmara Municipal de Itajubá em 1949.

Paulo também era conhecido entre familiares e amigos por seu interessante “hobby”, a filatelia, chegando a possuir uma bem organizada coleção de selos.

Fontes:

<https://www.oguiadeitajuba.com.br/Personalidades/Pers_P/Paulo-Carneiro-Santiago.php> , acessado em 29/05/2023, às 12:50.

  • GUIMARÃES, Armelin. História de Itajubá. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1987.
Pular para o conteúdo