Na última sexta-feira, 4 de novembro, foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Itajubá, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025. O encontro contou com a participação de 13 estudantes representantes das escolas do município, que debateram e aprovaram propostas voltadas ao fortalecimento dos direitos culturais da juventude.
A sessão foi aberta pelo coordenador regional e diretor da Escola do Legislativo, Luiz Gonzaga Costa, que saudou os jovens parlamentares com palavras de incentivo e reconhecimento. A servidora da Câmara Municipal de Itajubá, Adriana Oliveira da Luz Portela, intérprete de Libras, colaborou na preparação e coordenação dos trabalhos.
Durante a plenária, os estudantes discutiram propostas relacionadas aos três subtemas trabalhados no Parlamento Jovem 2025: “A juventude e a cultura como direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”. Ao final dos debates, três propostas foram aprovadas e serão encaminhadas à etapa regional do programa. Foi aprovado também, o tema principal que representará Itajubá na Plenária Regional do Polo Sul II.
A condução dos trabalhos foi realizada pelo estudante Pedro Werdine Pereira, do Colégio XIX de Março, que presidiu a sessão. Atuaram como secretárias as alunas Lívia Winnie Delfino Soares e Fernanda Vizotto Costa, ambas do Colégio Empreender.
Também participaram da Plenária os estudantes: Daniel Nunes de Souza (Beatrix); Maria Eduarda Gonçalves, Marina Almeida Dino e Rayssa Angelina Ferreira dos Santos (E.E. Silvério Sanches); Ana Luíza de Faria e Juliano Rodrigo Cônsoli (E.E. Barão do Rio Branco); Ivan Rodrigues Marinho (E.E. Major Pereira); Lucas Henrique França Mota (Colégio XIX de Março); Lívia Silva Ramos e Samantha Tejo Mendonça Ribeiro (Colégio Anglo).
A Plenária Municipal representa o encerramento de uma importante etapa do Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política e cidadã promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com as câmaras municipais. Em Itajubá, a iniciativa é coordenada pela Escola do Legislativo.