Fale Conosco

Segurança, transparência, meio ambiente e inclusão são destaques da Sessão Ordinária de 14 de julho

 

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Itajubá, realizada nesta segunda-feira, 15 de julho, várias proposições foram aprovadas pelos vereadores.

A sessão começou com a aprovação da Moção Nº 5/2025, proposta pelo vereador Osmar da Padaria (Mobiliza). Essa moção é um reconhecimento aos policiais civis e militares de Itajubá e Pouso Alegre pelo trabalho na operação que resgatou um motorista de aplicativo itajubense sequestrado no final de junho.

Em seguida, a vereadora Andressa do Coletivo (PT) teve dois requerimentos aprovados. O Requerimento Nº 66/2025 pede informações e documentos sobre a subvenção repassada pela Prefeitura ao Lar da Providência de Itajubá, reforçando a transparência nos repasses. Já o Requerimento Nº 68/2025 busca informações detalhadas sobre a limpeza dos riachos no município.

Também de autoria do vereador Osmar da Padaria (Mobiliza), o Requerimento Nº 67/2025 foi aprovado e solicita informações sobre o fornecimento de água potável no bairro Anhumas e o cumprimento das obrigações judiciais relacionadas.

A Sessão Ordinária teve ainda a participação de Mateus de Oliveira e Andrea Junqueira na Tribuna Popular. Mateus, que é autista (TEA), falou sobre a importância vital dos cães de apoio emocional para o seu dia a dia e as dificuldades que enfrenta quando a entrada desses animais é proibida — inclusive, ele teve que mudar de faculdade por conta disso.

Andrea Junqueira, mãe de Mateus e de mais duas filhas com TEA, complementou o relato, evidenciando o preconceito que seus filhos vivenciam. Juntos, eles fizeram um apelo urgente por uma lei municipal que regulamente o acesso de cães de apoio emocional em estabelecimentos públicos e particulares de Itajubá. Essa iniciativa busca garantir mais inclusão, dignidade e autonomia para as pessoas com TEA em nossa cidade.

 
Pular para o conteúdo