Valdomiro Ribeiro Cortez nasceu em 11 de novembro de 1962, na cidade de Wenceslau Braz. Ele era o caçula de sete irmãos e passou sua infância na roça, ajudando seus pais e irmãos com as tarefas diárias, como cuidar do gado e auxiliar nas lavouras da família.
Quando era jovem, em meados dos anos 1980, Valdomiro mudou-se para Itajubá com o objetivo de estudar. Ele ingressou no curso Técnico em Mecânica no Colégio de Itajubá e, para poder continuar com seus estudos, começou a trabalhar como servente de pedreiro.
Em 1981, Valdomiro começou a trabalhar na Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL, ao mesmo tempo em que se formava como Técnico em Mecânica no ano seguinte.
No ano de 1985, Valdomiro casou-se com Maria Salete de Vasconcellos Cortez, que era professora e natural de Itajubá. Nesse mesmo ano, após encerrar seu contrato na IMBEL, ele adquiriu um pequeno bar e deu início a sua vida como comerciante.
No ano de 1987, nasceu o primeiro filho de Valdomiro e Maria Salete, Thiago. Thiago tinha uma má-formação congênita no cérebro chamada microcefalia, mas isso não impediu que fosse amado e recebesse toda a atenção e cuidado dos pais.
Apesar das dificuldades, Valdomiro sempre mostrou dedicação e força de vontade, o que fez com que seu pequeno comércio crescesse e se tornasse conhecido na cidade de Itajubá. Seu segundo filho, Lucas, nasceu em 1990 e desde pequeno ajudava o pai nos trabalhos do comércio e nos cuidados com o irmão.
Com o passar do tempo, o negócio de Valdomiro foi prosperando e ele passou a ser conhecido como Valdomiro do Bar. Sua experiência e confiabilidade fizeram com que ele se tornasse uma pessoa de referência na comunidade, ajudando e patrocinando eventos, times de futebol e dando apoio àqueles que o procuravam.
Sua influência na cidade foi tão grande que Valdomiro foi convidado a se candidatar a vereador. Ele foi eleito pelo voto popular por dois mandatos, de 2019 a 2016, e durante esse período, ocupou diferentes cargos na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itajubá, chegando a se tornar o presidente.
Atualmente, Valdomiro não ocupa mais cargos públicos, mas continua administrando seu comércio, o Bar do Valdomiro, que possui uma história de sucesso ao longo de seus quase 40 anos de existência. Mesmo com todas as realizações, ele mantém seu espírito acolhedor e solidário, sempre ajudando aqueles que o procuram.
Valdomiro é um verdadeiro itajubense de coração, apaixonado por essa “Cidade Fácil de Ser Amada”.