Fale Conosco

Vereadores da Câmara Jovem 2023 tomam posse em Sessão Solene no Teatro Municipal

A Câmara Municipal de Itajubá, juntamente com a Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, realizou na noite desta quarta-feira (16) a Sessão Solene de Diplomação e Posse da Câmara Jovem 2023, em cerimônia promovida no Teatro Municipal Christiane Riêra.

O evento foi conduzido pelo Presidente da Câmara, vereador Marcelo Krauss, e contou com a participação de vereadores da CMI, do vice-prefeito de Itajubá Dr. Nilo Baracho, da Diretora do Foro da Comarca de Itajubá Dra. Letícia Drumond, bem como pais/responsáveis dos alunos e comunidade escolar itajubense.

Foram diplomados e empossados os respectivos vereadores jovens:
Adrian Henrique dos Santos da Silva – E.E. Florival Xavier
André Henrique Couto Reis – Colégio Empreender
Angelo Henrique Januzelli da Costa – Colégio Empreender
Arthur Gil Lanza Braga – Colégio XIX de Março
Arthur Gomes Ribeiro – Colégio Empreender
Caio Eloi Ferreira Silva – Colégio Empreender
Ester de Castro Gomes – E.E. Barão do Rio Branco
Isabella Rodrigues Tagliari Leite Machado – Colégio Sagrado Coração de Jesus
Ivan Rodrigues Marinho – E.E. Major João Pereira
Jhonatann Advan Rodrigues Santos – E.E. João XXIII
Theo Kenji Martins Yoshida – Colégio XIX de Março
Após a cerimônia de posse, entrega dos certificados e o juramento dos alunos, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Jovem, que ficou composta da seguinte forma:
• Presidente: Ester de Castro Gomes
• Vice-presidente: Adrian Henrique Santos da Silva
• Secretário: Caio Elói Ferreira Silva

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Jovem 2023 será realizada no dia 25 de agosto, no Plenário da CMI.

O que é Câmara Jovem?

Instituído pela Resolução Nº 1023/2021, a Câmara Jovem é um programa que tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo político e democrático por meio de simulação das atividades legislativas, desempenhando o mesmo papel dos vereadores no plenário da Câmara Municipal.

Para participar da Câmara Jovem, cada vereador jovem, em parceria com seu respectivo suplente, elaborou um projeto de lei que será apresentado e discutido em plenário durante as atividades. Tais projetos poderão receber emendas e serem aprovados ou rejeitados pela maioria, da mesma forma como acontece durante uma sessão oficial dos vereadores. Os projetos aprovados pela Câmara Jovem serão apresentados aos poderes Legislativo e Executivo, como propostas para se tornarem leis municipais.

Pular para o conteúdo