A semana começou com os vereadores se reunindo conjuntamente pelas comissões de Constituição e de Finanças, para o parecer ao Projeto de Lei (PL) N° 4742.
O PL visa à proteção das abelhas nativas sem ferrão, do gênero meliponíneos, que são divididas em várias espécies e estimulam a polinização do ambiente em que vivem. A ideia do autor do PL, Vereador Silvio Vieira (Partido Verde), é que essa polinização aconteça na área urbana do município de Itajubá.
O papel desempenhado pelas abelhas na produção agroalimentar, produtos apícolas, alimentos vegetais e conservação do meio ambiente vem adquirindo grande relevância devido à efetividade de estudos científicos que comprovam a importância vital do serviço de polinização para a manutenção da biodiversidade da flora, fauna e produção agrícola.
O PL pretende ainda conscientizar sobre a proteção dos insetos polinizadores de maneira geral, assim como dos riscos de extinção aos quais as abelhas sem ferrão estão atualmente submetidas.
Participaram da reunião os vereadores Markinhu Meireles (PSD) e Sebastião Silvestre (MDB) -respectivamente presidente e relator da Comissão de Constituição, Legislação e Redação, bem como Enfermeira Rita (REPUBLICANOS) e Rafael Rodrigues (UNIÃO) – presidente e membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.