Câmara debate soluções para pessoas em situação de rua e dependência química

Em um esforço conjunto para encontrar soluções para a complexa questão da população em situação de rua e dependência química em Itajubá, a Câmara Municipal da cidade realizou uma reunião especial nesta quinta-feira (25). O encontro, conduzido pelo vereador Markinhu Meireles (PL) e com a presença de diversos representantes de entidades relevantes, serviu como plataforma para debates, propostas e o delineamento de ações futuras.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Rafael Rodrigues (PL), Silvio Vieira (PDT), Chiquinho do Euzébio (MOBILIZA), Sebastião Silvestre (PSD) e Enfermeira Rita (PDT). Também participaram a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Janayna Andrade, o Secretário Municipal de Defesa Civil, Massoud Nassar, o Pastor Samuel Silva (representando o Centro Municipal de Triagem e Acolhimento – CMTA), o GCM Adilson Silva (Comandante da Guarda Civil Municipal – CGM), o Capitão Ricardo (representando a Polícia Militar), Adão de Almeida (Diretor do Presídio de Itajubá), servidoras da Secretaria Municipal de Saúde e outros convidados.

Durante a reunião, diversas sugestões e ações foram apresentadas, com foco na promoção de políticas públicas eficazes para o enfrentamento do problema. Entre os pontos discutidos, destacaram-se a necessidade de:

• Ampliar a oferta de serviços de acolhimento e apoio social:
• Fortalecer a integração entre as diversas instituições envolvidas:
• Combater o tráfico de drogas:
• Criar oportunidades de trabalho e renda:
• Atender às necessidades específicas de diferentes grupos:

A reunião também abordou a questão da migração, com destaque para a vinda de pessoas de outras cidades e estados em busca de melhores oportunidades. Outro ponto crucial é a situação de indivíduos que recebem alvará de liberdade e não têm para onde ir. Foi reconhecida a necessidade de medidas de apoio para auxiliar essas pessoas na reinserção social, evitando que retornem à criminalidade ou à situação de rua.

O próximo passo será o estreitamento das relações entre as instituições de segurança pública e o Poder Executivo para avançar nas ações de combate à problemática.