Confira o resumo da Sessão realizada nesta segunda-feira, 11 de dezembro

Durante a 45ª Sessão Ordinária do ano de 2023, realizada pela Câmara Municipal de Itajubá nesta segunda-feira, 11 de dezembro, diversos assuntos foram discutidos pelos vereadores. No entanto, um projeto de destaque foi retirado de pauta para melhores estudos.

A vereadora Enfermeira Rita (REPUBLICANOS) solicitou a retirada de pauta do Projeto de Lei Nº 4741/2023, de sua autoria em parceria com o vereador Rafael Rodrigues (UNIÃO). O projeto tinha como objetivo instituir e incluir no Calendário Oficial de Eventos e Festas do Município a Semana Municipal de Valorização da Vida, com o intuito de destacar o valor e a beleza da vida em todas as suas fases, desde a vida intrauterina. Além disso, o projeto buscava promover o reconhecimento público de entidades que atuam na luta contra o aborto e em defesa da vida em todos os seus estágios desde a concepção. O projeto ainda não tem data para retornar à tramitação e ser colocado em votação pelo plenário.

Durante a sessão foram votadas duas Moções de Congratulação em único turno. A primeira moção homenageou o atleta Douglas Plata, professor de jiu-jitsu de Itajubá, pela conquista do título de campeão mundial de Jiu-Jitsu 2023 na categoria Faixa Preta peso Pena (até 67kg). A iniciativa da moção partiu do Presidente da Câmara, vereador Marcelo Krauss (PROGRESSISTAS). A segunda moção foi em reconhecimento ao advogado e escritor Dr. Marcos Antônio de Olivas, que recebeu a Medalha Desembargador Hélio Costa, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A moção foi proposta pelo vereador Robson Vaz (PSDB).

Além das votações, três requerimentos ao Poder Executivo foram apresentados pelos vereadores Pedro Gama (PV), Andressa do Coletivo (PT) e Robson Vaz (PSDB).

No Grande Expediente, os vereadores Markinhu Meireles (PSD), Andressa do Coletivo (PT), e Sebastião Silvestre (MDB) fizeram seus discursos finais. A sessão foi marcada por debates e discussões sobre os temas em pauta, mostrando o compromisso dos vereadores com os interesses da população de Itajubá.