Nova diretoria do Hospital de Clínicas de Itajubá presta esclarecimentos à Câmara

Na noite desta terça-feira, a Câmara Municipal de Itajubá reuniu os vereadores em reunião especial para discutir sobre as investigações da operação ‘TRANSFUSÃO’ que revelaram graves irregularidades de desvios de recursos do Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI).

Prestaram esclarecimentos os novos membros da diretoria do HCI: Dr. Carlos Magno Castro Gonçalves – Presidente da AISI; Dr. Seleno Glauber Silva – Diretor Geral do HCI; Dr. Tiago Magalhães – Diretor Jurídico do HCI; Leandro Lima – Diretor de Operações; e Wesley Ribeiro Vieira – Controller.

A nova direção do HCI garantiu que a instituição está colaborando plenamente com as investigações conduzidas pelo Ministério Público e Polícia Civil. Além disso, afirmou que a prioridade é manter a qualidade do atendimento, a transparência para com a população, e garantir o pagamento dos funcionários e fornecedores.

Os vereadores questionaram a saúde financeira do HCI após os desvios de recursos apontados, e os representantes da instituição informaram que a folha de pagamento está em dia e as dívidas estão sendo renegociadas. Eles também destacaram que a maioria da receita do hospital vem do SUS, convênios públicos e particulares, e que estão trabalhando para captar novas fontes de recursos.

Um dos pontos discutidos foi o contrato de publicidade do HCI com o Fluminense, clube de futebol do Rio de Janeiro. O diretor jurídico do hospital afirmou que o contrato não é ilegal, mas não é conveniente. Será revisto o contrato para que haja rescisão sem prejuízo à instituição de saúde.

Além disso, os vereadores levantaram a necessidade do retorno do atendimento de urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia, a fim de aliviar o pronto socorro do HCI. Todas as dúvidas dos vereadores foram respondidas pela nova gestão do hospital, que se comprometeu a manter as portas abertas para a Câmara Municipal acompanhar a reorganização do HCI.

Com isso, a reunião especial da Câmara Municipal de Itajubá foi importante para esclarecer a população sobre as medidas adotadas pela nova gestão do Hospital de Clínicas de Itajubá para corrigir as irregularidades apontadas pela operação ‘TRANSFUSÃO’.