Prefeito e Secretários prestam esclarecimentos à Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Itajubá realizou Reunião Especial na noite de quinta-feira, 14 de março, com o objetivo de ouvir esclarecimentos do Prefeito Christian Gonçalves e de secretários municipais sobre as investigações relacionadas à operação ‘Sepulcro Caiado’, conduzida pela Polícia Civil. As investigações apontaram graves situações de desvio de recursos na Secretaria de Saúde na ordem de R$ 1,4 milhão para favorecimento pessoal de Nilo Baracho, vice-prefeito e ex-secretário de Saúde, e de servidores envolvidos em irregularidades.

Além do prefeito, participaram Júnior Fraga Bastos – Secretário Municipal de Educação; Antonio Carlos Bernardo – Secretário Municipal de Obras; Dr. Rodrigo Braga – Procurador Jurídico da Prefeitura; Mariana Porto Sales – Secretária Municipal de Saúde; Ana Paula Barbosa dos Santos – Controladora Geral do Município.

Questionado pelos vereadores sobre os desvios públicos ocorridos, o Prefeito informou que solicitou uma auditoria à Controladoria em 2022, que revelou falhas no processo de manutenção dos veículos da prefeitura. Segundo o prefeito, em resposta às descobertas da auditoria, foram abertos processos administrativos em três secretarias municipais e as pessoas responsáveis foram identificadas e responsabilizadas.

Ainda de acordo com o prefeito, após a operação policial, outras medidas foram tomadas pela prefeitura, como a abertura de sindicâncias e a exoneração de servidores. O prefeito ressaltou que a administração está colaborando com as investigações em curso. Ainda de acordo com o prefeito, embora a auditoria tenha permitido implementar ferramentas de controle, não foi suficiente para evitar os atos ilícitos. Para ele, o inquérito policial foi essencial para elucidar os problemas, sendo que 90% das recomendações da Controladoria foram atendidas.

Questionado sobre por que não agiu antes das operações policiais para evitar os desvios, o Prefeito alegou que a investigação policial complementou as ações da prefeitura. Ainda disse que, após a divulgação do inquérito, os contratos das empresas envolvidas foram suspensos. O Prefeito afirmou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para responsabilizar os envolvidos e recuperar os recursos desviados para o erário público.