Foi aprovado por unanimidade dos vereadores em dois turnos o Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 4689/2023, que dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta em Itajubá, de autoria do vereador Rafael Rodrigues (UNIÃO).
O projeto aprovado visa assegurar às pessoas com deficiência oculta os direitos a atenção especial e a atendimento prioritário e humanizado.
Segundo o vereador, o cordão de girassol foi criado para ser usado por pessoas com deficiência que não pode ser percebida imediatamente, como o autismo, e que possua impedimento de longo prazo – de natureza mental ou intelectual ou sensorial – que impossibilite sua participação plena e efetiva na sociedade quando em igualdade de condições com as demais pessoas. Esse cordão consiste em uma faixa estreita, semelhante aos usados em crachás, de cor verde e estampado com desenhos de girassóis.
De acordo com Rafael, o uso do cordão já foi adotado, internacionalmente, em diversos locais, como aeroportos, ferrovias, supermercados e atrações turísticas, e a medida representaria mais uma conquista para as pessoas com deficiência em Itajubá. “O objetivo da sua utilização é auxiliar na identificação das pessoas com deficiência oculta e garantir-lhes assistência diferenciada e mais segurança durante viagens, passeios e compras. Além disso, a pessoa que usa o cordão de girassol sinaliza para as equipes dos estabelecimentos que poderá necessitar de suporte especial em virtude de sua condição”, defendeu o vereador.