Câmara Municipal de Itajubá realiza a primeira Sessão Ordinária de 2023

Com público e autoridades presentes, solenidade deu início aos trabalhos legislativos do ano e às atividades da nova Mesa Diretora

Foi realizada na noite desta segunda-feira (16) a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itajubá de 2023. Na oportunidade foram iniciados os trabalhos legislativos de 2023, bem como, de forma simbólica, as atividades da nova Mesa Diretora da Casa Legislativa para o biênio 2023/2024.

Os trabalhos foram conduzidos pelo novo Presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Marcelo Krauss (PP). Também fazem parte da nova Mesa Diretora os vereadores Rafael Rodrigues (União) – 1º Vice-Presidente; Enfermeira Rita (Republicanos) – 2ª Vice-Presidente; Markinhu Meireles (PSD) – 1º Secretário; Dr. Kener Maia (PL) – 2º Secretário. Compuseram o Plenário os demais vereadores Andressa do Coletivo (PT), Chiquinho do Euzébio (PTB), Pedro Gama (PV), Robson Vaz (PSDB), Sebastião Silvestre (MDB) e Sílvio Vieira (PV).

Além do público presente, a primeira sessão teve como convidados o Prefeito de Itajubá Christian Gonçalves, acompanhado do Vice-Prefeito Nilo Baracho. Também participaram o Ten. Cel. Márcio Augusto, representando o Comandante do 4º Batalhão de Engenharia e Combate, Otacílio Giovani Lagranha Gomes; o Capitão Júlio Cesar Alves da Rosa, representando o Ten. Cel. Carlos Roberto Ribeiro, Comandante do 56º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais; o Dr. Mário Roberto Rodrigues Martins, delegado da Polícia Civil, representando o Delegado Regional da Polícia Civil de Itajubá, Dr. Alexandre Valentim Boari de Souza; o GM Adilson José Souza Silva, Comandante da Guarda Civil Municipal de Itajubá; e o Dr. Alexandre Masseli, presidente da 23ª Subseção, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Itajubá.

Ordem do Dia

Durante a Sessão foram apresentados projetos de lei que passam a tramitar na Casa Legislativa, bem como votados cinco requerimentos ao Poder Executivo, todos de autoria da vereadora Andressa do Coletivo (PT), sendo quatro aprovados e um rejeitado pela maioria dos vereadores.

Pronunciamento do Presidente da Câmara

Eu seu discurso de abertura, o presidente da Câmara Marcelo Krauss destacou o sentimento de responsabilidade e desafio em gerir a Câmara Municipal de Itajubá pelos próximos dois anos, juntamente com a nova Mesa Diretora. O novo Presidente do Legislativo assumiu publicamente compromissos que nortearão os trabalhos de gestão, tendo como pilares a Eficiência, Transparência, Ética, Responsabilidade e Honestidade. Também assumiu o compromisso de fazer uma gestão responsável no uso do dinheiro público, investindo o que for necessário para o bom andamento dos trabalhos legislativos e realizar a devolução do saldo financeiro ao Poder Executivo, para que estes recursos sejam usados de acordo com as reais necessidades do município. Informou também que as decisões serão tomadas sempre ouvindo a Mesa Diretora e deixará via de diálogo aberta para os demais vereadores e funcionários do Poder Legislativo, promovendo um local onde todas as pessoas devem ser respeitadas.

Marcelo Krauss garantiu que a Câmara Municipal de Itajubá continuará sendo um poder independente, porém, com harmonia com demais poderes constituídos, conforme preconiza a Constituição. Informou que será mantido com o atual Poder Executivo, com o Poder Judiciário e Ministério Público um diálogo franco, aberto e cordial, com seriedade e transparência.

Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Itajubá finalizou dizendo que agirá sempre dentro da lei. “Assumo o compromisso de seguir e agir sempre dentro da legalidade, respeitando nossa Carta Magna, a Constituição Federal, bem como a Lei Orgânica do Município e nosso Regimento Interno. E finalizando este pronunciamento, só posso desejar que neste ano de 2023 tenhamos mais saúde e que Itajubá seja cada vez mais um lugar melhor para se viver. Que Deus nos ajude!”.

Público e autoridades avaliam a nova gestão e o novo biênio da Câmara Municipal

Christian Gonçalves – Prefeito de Itajubá

O prefeito de Itajubá exaltou a relação entre os poderes Executivo e Legislativo. Mesmo com a independência entre os poderes, o prefeito entende que eles podem ser harmônicos, e quem ganha com isso é a cidade de Itajubá. “Desde quando nós recebemos o convite para estarmos presente nesta reunião, isso já mostrou a mudança de postura da atual Câmara Municipal, principalmente pela condução de seu presidente, vereador Marcelo Krauss, que é uma pessoa que tem essas características, uma pessoa aberta, solícita, responsável, transparente, honesta. Eu tenho certeza que quem ganha é a cidade de Itajubá e a população, principalmente aqueles que mais precisam da estrutura do Poder Público”, expressou Christian Gonçalves.

Pedro Guilherme Carvalho – professor da Rede Estadual de Ensino em Itajubá.

Ele disse que esta nova gestão começou com uma nova cara, com pequenos detalhes que fazem a diferença. “Eu que acompanho a Câmara já faz um tempo percebo que ela está mais harmônica, um nível mais elevado de seus componentes que tem bem representado os cidadãos de Itajubá mesmo nas suas diferenças ideológicas. Eu acredito que o povo deve acompanhar mais de perto porque os vereadores estão abertos a isso. Nós esperamos que o trabalho que vinha sendo feito melhore cada vez mais para trazer resultados para a nossa cidade e para a população de uma forma geral”.

Alexandre Masseli – Presidente da OAB Itajubá

O presidente da subseção da OAB de Itajubá entende que o trabalho promissor da Câmara Municipal de Itajubá irá permanecer, especialmente com a presidência do vereador Marcelo Krauss. “O que nós vemos é que vai continuar um trabalho legislativo muito promissor. A gente sabe e conhece o trabalho que o presidente Marcelo Krauss fez no passado e irá fazer, num trabalho conjunto com os vereadores em prol da cidade, com um legislativo forte e esperamos o melhor. Eu me sinto feliz em estar aqui nesta reunião, porque eu pude estagiar na Câmara Municipal de Itajubá entre os anos de 2005e 2006 e conheço muito bem esta casa e sei do excelente trabalho que é realizado pelos vereadores. Desejo sucesso nesse biênio e espero que a finalidade, que é o bem da sociedade, seja alcançada”.

Notícias Recentes

Desenvolvimento e Apoio -

logo-focatech
Skip to content