Câmara Coral

O Câmara Coral foi criado pela Resolução Municipal nº 1.008/2018 com o objetivo de incentivar a arte e a cultura e de aproximar a população do Poder Legislativo, além de despertar a comunidade Itajubense para a cultura musical, por meio do canto coral. Sob regência do Maestro Paulo José Machado Fernandes, o Câmara Coral é formado por mais de cinquenta coralistas – entre servidores municipais e cidadãos. O grupo realiza diversas apresentações em Itajubá e em municípios vizinhos, tornando-se uma eficaz ferramenta de fomento da cultura local e integração social.

Câmara Mirim

O projeto Câmara Mirim é desenvolvido por meio da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo e Diretoria Legislativa da Câmara. Participam do projeto alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais– eleitos democraticamente pelos alunos das escolas participantes. Tem como objetivo promover a interação entre o Poder Legislativo e as escolas do município, além de exercer a cidadania, desenvolver a consciência política nos estudantes e compreender o trabalho realizado pelo Legislativo municipal.

Cantata de Natal

A Cantata de Natal na Câmara Municipal é um grande espetáculo musical, promovido pelo Legislativo Itajubense, que reúne coro de mais de 500 alunos do ensino fundamental da Rede Municipal. Realizada em dezembro, a Cantata de Natal visa despertar o espírito natalino nas famílias ao resgatar as canções apresentadas pelos de corais participantes.

Diploma Aluno Nota 10

O certificado “Aluno Nota 10” tem o objetivo de estimular uma competição saudável entre os alunos da rede municipal de ensino, despertando o interesse e a curiosidade desses alunos na formação de habilidades e competências que irão torná-los cidadãos participativos, engajados e incluídos no mercado de trabalho e na sociedade de modo geral.

Todos os anos são dois alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de cada escola da Rede Municipal de Ensino que obtiveram a melhor avaliação.

Diploma Eficiência Escolar

O “Diploma Eficiência Escolar” é destinado a homenagear as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio de Itajubá, que obtiverem melhores resultados nas avaliações do PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização) e PROEB, das redes públicas municipal e estadual.

Ensino a Distância

O espaço de EAD – Ensino a Distância é fruto de uma parceria de Cooperação Técnica firmada entre a Câmara Municipal de Juiz de Fora e a Câmara Municipal de Itajubá.

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. Neste momento de Pandemia em que vivemos, é possível afirmar que o crescimento da educação a distância se configurou como uma forma assertiva, direta e estruturada no relacionamento ensino-aprendizagem. Neste contexto, nossa Escola de Governo pretende oferecer através desta plataforma a oportunidade de formação online, no cumprimento de uma Educação para a Cidadania com qualidade e de modo eficaz.

Acesse: http://ead.camarajf.mg.gov.br/mod/page/view.php?id=145

O projeto Câmara Jovem é uma iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itajubá e tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, a vivência do processo político e democrático, por meio de simulações da atividade parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato. Ele é realizado anualmente, no segundo semestre, nos âmbitos da Câmara Municipal.

Escola vai à Câmara

A “Escola Vai à Câmara” é um programa de visitas de estudantes à Câmara Municipal e à Escola do Legislativo, com o objetivo de levar aos alunos do ensino infantil ao universitário, público e privado, maiores conhecimentos sobre o processo legislativo e a função dos Vereadores.

Outubro Rosa / Novembro Azul

A Escola do Legislativo é parceira da Campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul”, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI, que acontece no mês de outubro na Praça Theodomiro Santiago e busca levar orientações à população para o combate e prevenção aos cânceres de mama, colo do útero e próstata.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado e da PUC Minas e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático. Em Itajubá, sob coordenação da Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, o Parlamento Jovem reúne estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade, promovendo oficinas, debates e trabalhos voltados à promoção da cidadania. As propostas são apresentadas em três etapas: Plenária Municipal (Itajubá), Plenária Regional (em uma cidade reunindo municípios participantes do polo regional) e Plenária Estadual – na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.

Trote Inteligente

Projeto em parceria com instituições de ensino superior de Itajubá, o Trote Inteligente é uma ação solidária que visa premiar boas iniciativas de trotes que estimulam o exercício da cidadania e beneficiam entidades assistenciais do município. Participam alunos calouros de instituições de ensino superior de Itajubá, conseguindo arrecadar toneladas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de milhares de peças de roupas e agasalhos que beneficiam centenas de pessoas.

Desenvolvimento e Apoio -

logo-focatech